Morre Francisco Solano López

Solano_Lopez
Morreu, dia 12, Francisco Solano López, um dos criadores da série argentina El Eternauta, junto com Héctor Germán Oesterheld, que começou a ser publicada em 1957, durante a ditadura argentina, como uma espécie de metáfora da luta contra os invasores e acabou por tornar-se símbolo e sinônimo de herói, refletindo os anseios de toda uma época. A série durou 106 números, foi reeditada alguns anos depois e sofreu uma recriação, desta vez com Alberto Breccia nos desenhos.

el-eternauta

Capa da edição de 50 anos de El Eternauta - Reprodução

Em 1976, novamente junto com Oesterheld, foi convidado a participar de uma segunda parte de El Eternauta publicada na revista Skorpio. Por esta época, Oesterheld já era um ativista militante político, traduzindo sua ideologia em suas histórias, fato que veio a culminar em seu desaparecimento e morte, juntamente com sua família, pelos militares argentinos.

Eternauta

El Eternauta - Reprodução

Em 2007, por ocasião do aniversário de 50 anos de El Eternauta, Solano López criou uma história alternativa do personagem, com roteiro de Juan Sasturain. Recebeu a distinção de “Personalidade de destaque da Cultura”, outorgada pela Cidade de Buenos Aires, em 1998 recebeu o Prêmio Especial El Madroño da Expo Comic de Madrid e em 2009 o Sindicato de Jornalistas outorgou-lhe o Prêmio Rodolfo Walsh por sua trajetória.

Solano Slot Barr

Slot Barr - Reprodução

El prostibulo del terror

El prostibulo del terror - Reprodução

eternauta

El Eternauta - Reprodução

eternauta

El Eternauta - Reprodução

young witches

Young Witches - Reprodução

López havia sofrido um AVC e estava internado desde então. No domingo, 7 de agosto, sofreu uma queda tentando levantar-se da cama, o que provocou uma hemorragia cerebral e um coma do qual não conseguiu escapar.

O site da Revista Fierro disponibiliza um interessante artigo, publicado no número 8 de sua revista, de junho de 2007, em que López descreve passo a passo sua forma de trabalho.

A editora Martins Fontes anunciou a publicação de El Eternauta ainda para este ano.

Fonte: Página 12

Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: