Rio Comicon

rio comicon 2011

O Rio Comicon deste ano já confirmou algumas de suas atrações internacionais. De 20 a 23 de outubro, na Estação Leopoldina (o mesmo local do evento no ano passado), o público amante da nona arte vai poder travar contato com alguns dos maiores autores dos quadrinhos. Desta vez, mais um autor europeu será homenageado: Guido Crepax (1933-2003), representado por sua filha Caterina, designer e estilista, e que promete trazer um vestido exclusivo, inspirado em Valentina, uma das criações mais famosas de seu pai.

Outro autor que contará com uma exposição no evento será Will Eisner (1917-2005), além de uma mostra com os trabalhos do estúdio japonês CLAMP. E já confirmados, temos Peter Kuper, Lewis Trondheim, Ulli Lust, Junko Mizuno, Salvador Sanz e Liniers.

Parece que o Rio voltou a fazer parte da programação de eventos sobre quadrinhos, da qual não participava já há bastante tempo. Se o evento for nos mesmos moldes do anterior, é uma visita bastante recomendada, não só pelo contato com os autores, como também pelo contato com algumas obras independentes, que dificilmente encontramos por aí.

Aliás, uma das críticas que ouvi em relação ao evento do ano passado, foi justamente a falta de mais editoras comercializando quadrinhos mainstream (leia-se Marvel e DC). A única grande livraria presente no evento foi a Travessa, com bastante coisa à venda em seu estande. Na minha opinião, o ponto forte do evento foi justamente a presença dos independentes, uma vez que Marvel e DC a gente encontra em qualquer banca de jornal. Espero que o evento deste ano traga um espaço ainda maior àqueles que lutam para publicar seus quadrinhos, ainda que sem o apoio de grandes editoras.

Visto no Gibizada.

Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: